o que é ACUPUNTURA

Até hoje, após tantos anos, surpreendo-me com os efeitos e a abrangência da Acupuntura. O termo significa puncionar com agulhas (ACU = agulha, PUNTURA = puncionar) e sua origem adentra séculos antes de Cristo.

 

Atualmente é difundida em todo o mundo e investigada nos maiores centros de pesquisa, em todos os continentes. Investigações recentes demonstram o envolvimento dos mecanismos neurais, imunitários e endócrinos na ação da acupuntura. Os efeitos analgésicos estão dentre os mais estudados. Centenas de publicações científicas confiáveis estão disponíveis na literatura médica.

TRATAMENTO

A Acupuntura pode ser usada como tratamento principal ou coadjuvante em diversas enfermidades além das síndromes dolorosas. Pode ser usada também para alívio imediato de dor, estresse e ansiedade. O tratamento, entretanto, depende da situação clínica do paciente.

 

As consultas duram aproximadamente uma hora. O paciente permanece deitado com agulhas de vinte a trinta minutos. O método não é indolor, mas o agulhamento, de forma geral, é bem suportado pela maioria da população. Não está indicado para pessoas que tem fobia de agulhas.

No Brasil, seguindo uma tendência mundial, a Acupuntura foi reconhecida como Especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina em 11 de agosto de 1995. Sua prática foi incorporada pelo SUS em 1988 e atualmente mais de cem unidades de saúde oferecem o método gratuitamente à população. Começamos oficialmente a implantação destes serviços em Brasília em 1989.

© 2017 by Dra Regina Coelho.

  • FaceBook
  • Instagram